Dia 112: Mergulhar no grande oceano primordial


O Universo é feito de energia. Energia que se move, modifica e transforma.

Esta mesma energia circula em nós seres humanos e através da condução (sincera) da mesma conseguimos ligar-nos ao inconsciente coletivo, ao grande oceano primordial. Através da meditação podemos encontrar este "lugar" e beber a sabedoria e os ensinamentos dos grandes mestres.

Prána é a energia vital. "É o nome genérico que se dá a qualquer forma de energia manifestada biologicamente. (...) No sentido genérico, é uma síntese de energia de origem solar e que se encontra em toda parte: no ar, na água, nos alimentos, nos organismos vivos. Assim, nossas fontes de reabastecimento pránico são o Sol, o ar que respiramos, o ar livre tocando nosso corpo, a água que bebemos, os alimentos que ingerimos.

O Prána (genérico) divide-se em cinco pránas específicos:
  • Prána (localizado no peito)
  • Apána (localizado no ânus)
  • Samána (localizado na região gástrica)
  • Udána (localizado na garganta)
  • Vyána (localizado no corpo todo)
Os mais importantes são prána e apána, pelo fato de terem polaridades opostas. Prána é positivo e apána é negativo. Dessa forma, quando conseguimos fazer com que se encontrem, (por exemplo, levantando apána por meio do múla bandha) os dois pólos opostos resultam numa faísca que é o início do despertamento da kundaliní."

Fontes:
http://www.yogakobrasol.org/html/artigos-e-textos-8.php?artigo=prana--a-energia-vita 

Comentários