Mensagens

Dúvida razoável ou Conhecimento

प्रमाणविपर्ययविकल्पनिद्रास्मृतयः॥६॥
Pramāṇaviparyayavikalpanidrāsmṛtayaḥ||6|| Conhecimento correto (pramāṇa), falso conhecimento (viparyaya), conhecimento verbal acerca de algo que não existe (vikalpa), sono (profundo)(nidrā) e lembrança --smṛti-- (smṛtayaḥ)(são as cinco modificações da mente)||6|| Fonte: sanskrit-trikashaivism.com Yôga Sutras / Primeira secção: Sobre a Concentração

Meditações

Conexão, a grande aventura do espírito. Uma viagem espiritual que transforma a mente, enquanto molda o corpo físico. Um percurso que começamos por iniciar de forma quase inconsciente mas que se vai tornando mais claro à medida que nos vamos apercebendo da forma como os nossos pés tocam o chão, como a nossa voz ecoa, como o nosso rosto sente o vento e o calor.

Podemos viver desconectados. Nada o impede. Mas será que estamos realmente a viver? O movimento, se for apenas externo, pode ainda assim activar mudanças interiores. Podemos pois estar Vivos sem que saibamos que O estamos?  As crianças, os animais e as plantas e sim, porque não dizê-lo, os rios, as montanhas e tudo o que é obra da mãe natureza "está "vivo", tem alma. Todos eles estão - correcção - "São" naturalmente conectados. Não precisam de caminhar, limitam-se a "Ser". Ninguém lhes indica o caminho pois eles fazem parte Dele. Eles são o próprio caminho.

Conexão deixa então de ser um mero tr…

Purificação Emocional

Imagem
A prática da Meditação permite e contribui de forma activa e consciente para a nossa purificação emocional. A incorporação de Saucha, a palavra Sânscrita para a prática de limpeza e purificação (tanto física como emocional e energética) no Sádhana de yôga e de meditação revela-se de uma importância extrema. A higiene emocional, a par com a higiene física, permite manter o equilíbrio, a luz e a leveza. 
Um sorriso grato, ao invés de um suspiro triste perante um dia de céu cinzento, é um exemplo simples de tomada de consciência e de controlo sobre as nossas emoções e o nosso dia. Por estar o céu cinzento não temos de ter um dia triste... 
A este mecanismo chamamos de "reprogramação emocional". Uma ferramenta cujo manuseamento pode exigir alguma prática e disciplina mas que com o grau de compromisso certo, connosco próprios, pode tornar um céu aparentemente cinzento num pôr do sol de mil cores.   
Temos o poder de transformar as nossas emoções e isso confere-nos o poder de mudar o…

O Poder do Mantra

Imagem
Sempre cantei para o meu filho e sempre vocalizei Mantra especialmente para ele, desde a barriga, desde que ele era apenas um pequeno "feijãozinho". O calor da voz da Mãe embala, a música alimenta a alma e o Mantra eleva, protege e ilumina. 
Existe Mantra na palavra falada, pensada e sentida. Existe Mantra quando existe sentido, emoção, um canal que nos liga ao grande Oceano da Saberia, à Luz e ao Amor incondicional. É por isso que o Mantra protege, cura e potencia. Mantra não é a apenas a palavra que reverencia. Mantra é Poder.
Vocalizar Mantra é como andar de baloiço com os pés descalços e o cabelo ao vento. Vocalizar Mantra é como correr na relva ou na areia, é como mergulhar no mar! Rejuvenesce, tranquiliza e torna-nos leves. Conecta-nos com o que existe de mais puro e original. 
As crianças são o que de mais puro existe. Não há mais delicioso Mantra que as suas gargalhadas e não há Mantra mais Poderoso que a palavra filho(a). 
"A literatura védica antiga da Índia recon…

Entrega e Conexão

Sinais. Sempre acreditei em sinais. Em sinais de mudança, em sinais subtis, naquela sensação no nosso estômago que nos diz para recuar ou para não avançar de imediato... É o chamado "feeling", a intuição, o "grilo falante". É a nossa consciência mais profunda que é feita de conhecimentos e de uma sabedoria que não é nossa mas que faz parte de nós, simplesmente porque fazemos parte dela.  

Quando a nossa mente está turva e trémula e subjugada à ondulação incerta das nossas emoções, torna-se mais difícil vislumbrar estes sinais. Fecho os olhos e inspiro lenta e profundamente. Tento domesticar os meus pensamentos, aceitar o que sinto, dar as mãos ao Universo e conectar-me com o meu Eu e com o Cosmos.
Abraço e deixo-me abraçar nos longos braços no Universo. Encosto a cabeça no ombro amigo do destino e deixo-me levar, como num sonho acordado. 
Entrego tudo, não combato nada. Os sinais acabam por se silenciar e tudo acontece ou se desvanece de forma natural.

Om Mani Padme Hum

Imagem
Om mani padme humsignifica "da lama nasce a flor de lótus" e é um dos principais mantras do budismo tibetano. É conhecido como o mantra "da compaixão" e a sua ineficácia é indiscutível.

Muito utilizado em sessões de yôga (apesar de budista as suas raízes levam-nos à índia) e de Reiki, este mantra trás naturalmente uma sensação alegre de tranquilidade e paz interior que nos eleva o espírito e desenha um sorriso nos nossos sábios (e corações). 

Para quem quiser saber um pouco mais sobre os seus efeitos mais subtis e profundos partilho aqui os ensiamentos do 14º Dalai Lama (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Om_mani_padme_hum) 
"É muito bom recitar o mantra Om Mani Padme Hum, mas, enquanto se recita, deve-se pensar nos significados, pois os significados das seis sílabas são muitos e vastos." "'Om' simboliza o corpo, a fala e o discurso impuros do indivíduo; ao mesmo tempo ele simboliza a pureza do corpo, da fala e da mente do Buda." "As p…

(Re)Partilho - Trapézio sem rede

Hoje optei por (re)partilhar um post de Fevereiro passado.
É engraçado... Sempre que me leio é como se outra pessoa tivesse escrito e, por vezes, quando dou por mim, encontro em mim mesma as palavras que julgava perdidas.

Namastê _/\_

Medito sobre a chávena de chá. Os Media infestam-nos com más notícias e a perspectiva a médio/longo prazo é simplesmente cruel. Mil e uma questões pairam na minha cabeça e não consigo evitar sentir-me quase cansada de mais. 
A realidade é que coloquei grande parte da minha vida em stand by. Tentei o plano idílico: crescer, estudar, arranjar um emprego e formar uma família. Fiz tudo "by the book" e a resposta que tive a este comportamento foi que era melhor começar a pensar "outside the box", rasgar o livro, erguer a cabeça e seguir em frente. Dei por mim a questionar a incompatibilidade de tudo: hoje em dia se nos queremos dedicar a um trabalho não nos podemos dedicar à família e vice-versa; se nos queremos dedicar a um hobby é porque emo…