Dia 105: 6 EXCELENTES razões para fazer yôga
(sobre as quais ninguém fala)

Quando converso com alguém que está a pensar começar a fazer yôga normalmente o motivo prende-se com preocupações com a saúde física ou com a estética.

Completamente apologista da ideia de que o yôga é para TODOS faço questão de apoiar estas decisões maravilhosas.

Contudo, acho importante que haja uma tomada de consciência sobre o compromisso que fazemos connosco próprios (e com o que nos rodeia) quando resolvemos dar os primeiros passos na descoberta desta filosofia.

Ponto 1 - Nada é o que parece e o yôga fará cair todos os véus. Se começarem a mudar de casa, de trabalho, de namorado(a), de maneira de andar, de sorrir, de comer e até de falar devo avisar-vos que o "bichinho do yôga" já vos apanhou. A prática de yôga opera em nós uma série de mudanças externas mas sobretudo internas que mudam radicalmente a forma como pensamos e como nos vemos a nós próprios e ao mundo.

Ponto 2 - A mudança irá invandir as vossas vidas. Como consequência do ponto anterior tudo irá mudar. Os véus caem e deixarão a descoberto tudo aquilo que andaram a evitar a vidinha toda... ah pois é! You can run, but you can't hide ;)

Ponto 3 - O momento do clique! Durante todas estas mudanças vai haver um momento em que o clique vai acontecer. E não estou a falar de euforia... estou a falar daquele momento em que olhas todas as tuas fraquezas nos olhos...

Ponto 4 - O olho do ciclone. Esta fase é espetacular e avassaladora. Agora que já estamos a chamar "os bois pelos nomes" está na altura de aceitá-los. É nesta altura que uma enorme onda cor-de-rosa te cai em cima e tu abraças o teu lado A, o teu lado B e os frente e versos de tudo o que te rodeia. É o momento em que reconheces as tuas fragilidades, as aceitas e elas se tornam na tua maior fonte de força e coragem.

Ponto 5 - O momento excalibur! Agora que te aceitas-te completamente estás preparado para "tirar a espada da pedra" e ir à "luta". O objetivo do yôga é o samadhi (autoconhecimento, autolucidez) e esta é uma estrada que terás de palmilhar (quem sabe durante muitas vidas) por isso faz-te à estrada, rumo à aventura. Já estás armado até aos dentes, a transbordar amor incondicional e energia e sentes-te mais vivo que nunca.

Ponto 6 - Rumo à aventura... ;) bem, nesta fase, tudo pode acontecer...........


Comentários