Dia 90: "Cabeça no prolongamento da coluna e queixo em frente"
Quem já fez uma aula de yôga comigo já ouviu esta frase vezes sem conta.
Sim a postura é muito importante, sim temos de tomar consciência do nosso corpo, mas esta frase encerra em si uma intenção muito mais profunda.
O verdadeiro significado desta frase remete para aquilo que eu considero ser uma das maiores lições que o yôga me ensinou: independentemente das dificuldades que se possam adivinhar ou pelas quais estejamos a passar, independentemente do que o mundo nos tenta convencer que nós somos, temos de manter sempre a cabeça erguida e olhar em frente.
Para a frente é o caminho. Para a frente é o futuro, a esperança. Olhar em frente é acreditar e acreditar é viver mais e melhor. Cabeça erguida com coragem, com orgulho. Os braços soltos, os ombros descontraídos, o peito livre, aberto, sem medos. Porque um peito livre é um coração aberto, pronto a receber e a dar luz e calor.
Sankalpa significa intenção, em sânscrito. A intenção é o que atribui significado e alma às nossas acções, aos nossos gestos e a tudo o que fazemos e criamos.
A mudança começa assim de fora para dentro. As coreografias de ásana são o diálogo que nós construímos com o nosso próprio corpo. Rapidamente ele começará a decifrar as mensagens que lhe enviamos e aí a intenção já não será necessária pois a programação já terá sido feita.
O universo opera de uma forma mesmo maravilhosa :)
Bom fim-de-semana a todos!
Comentários