Dia 65: Prática balanceada
(texto de Marco Carvalho)
“Para selecionar os ásanas dentro da sua prática de Yôga você deve usar dois critérios de seleção:
- A influência da força de gravidade sobre a corrente sanguínea
- Movimentação e equilíbrio Vertebral
Gravidade
A gravidade puxa seu sangue na direção do centro da terra. Por isso quando estamos de pé a oxigenação das células, a distribuição de força, os reflexos neurológicos e mais uma série de eventos são influênciados pelo simples fato de você estar de pé. Quando você se senta, mudam as variáveis e os resultados.
Por isso ao selecionar os ásanas precisamos usar posições:
- De pé
- Sentado
- Deitado
- Invertido
Movimentação e Equilíbrio Vertebral
Sua coluna vertebral protege um sem número de feixes nervosos que saem de seu cérebro e vão para todos os lugares do corpo. Ao movimentar sua coluna você está movimentando estes feixes nervosos e estimulando indiretamente aquilo ao qual estes nervos estão conectados.
Por isso precisamos aprender a deixar nossa coluna como uma pilha de moedas, uma vertebra sobre a outra, torcê-la, movimentá-la para a direita, esquerda, para frente e para trás.
Então fazemos posições:
- De equilíbrio (principalmente sobre um pé)
- Latero flexões
- Ante flexões
- Retro flexões
- Torções
Além disso…
Podemos incluir aberturas pélvicas, musculares e trações.
Colocando os critérios lado a lado
Precisamos usar os critérios juntos para criar um balanceamento que na minha modesta opinião é o melhor que existe.
Então você fará posições de pé com equilíbrios, e flexões (retro, ante, latero), torções. Sentado a mesma coisa, deitado também e depois de um tempo de prática na invertida (deixe este último depois que você já tiver alguns anos de prática).
Você não precisa de fazer todas juntas. Por exemplo: pode fazer um ásana em um pé só e ainda de pé fazer uma latero flexão. Depois sentamos e faremos torções e uma anteflexão, por último deitamos e fazemos uma retro e por fim uma invertida.
Para sentar podemos usar uma abertura pélvica e para passar para a invertida um muscular e pronto, um balanceamento completo.”
Fonte: Marco Carvalho

Comentários