HOLI - O festival das cores


Holi ou Festival das Cores é um festival da religião Hindu que se realiza todos os anos na Índia, entre Fevereiro e Março, e que comemora a chegada da Primavera no Hemisfério Norte. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores  e água umas às outras.

Holi é comemorado no primeiro dia de lua cheia do mês de Phalugna ou Falguna (Phalgun Purnima), que ocorre entre Fevereiro e Março. Rangapanchami ocorre poucos dias mais tarde, no quinto dia da lua cheia, marcando o fim das festividades.

Os historiadores contam que o Holi antecede em muitos séculos o nascimento de Cristo e são muitas as lendas que explicam o seu aparecimento, em geral remetendo ao temível Rei Hiranyakashyap. Muito vaidoso, ele queria que todos no seu reino o venerassem, contudo o seu próprio filho, Prahlad, resolveu adorar uma entidade diferente, chamada de Lord Naarayana. Na tentativa de se vingar, Hiaranyakashyap combinou com a sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que esta entraria numa fogueira com Prahlad, matando-o. Mas Holika, que não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando ela entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa, fracassou. Lord Naarayana reconheceu em Prahlad bondade e devoção e salvou-o. O festival celebra então a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção.

Apesar de esta ser uma festa colorida, existem vários aspectos de Holi, o que o torna tão importante para a cultura da Indiana. 

Ocorreu-me pesquisar sobre esta festividade logo após ter visto o magnífico vídeo cujo link de acesso aqui vos deixo. É realmente maravilhoso :)

Comentários