Mediocridade e ignorância

"O grande engano da mediocridade! Este é um alerta para os nossos dias. O fácil, o imediato, o que dá para todos, o que passa por democrático, o que está 'benzinho' e mediano, parece, tantas vezes, a solução. Não fazer ondas, ceder, ir pelo mais ou menos, vale tudo desde que não chegue cá o incómodo: este é o retrato dos desiludidos! Nivelar por baixo não é caminho, é engano."

por (Padre) Vasco Pinto de Magalhães, in 'Não Há Soluções, Há Caminhos'
Fonte:
http://www.citador.pt/textos/o-grande-engano-da-mediocridade-vasco-pinto-de-magalhaes

Vivemos acostumados ao que é mais confortável e mais conveniente. O caminho da verdade, da luz e do esclarecimento, pode muito bem ser sinuoso. Protesto contra esta forma mediocre de viver e de encarar o próximo. Contesto a injustiça que existe em sermos intimidados por tentarmos encontrar a verdade das coisas. Que espécie de mundo é este, que priveligia a escuridão?! Foram precisos séculos para o homem sair da idade das trevas. Quantas civilizações serão necessárias para compreendermos que regressar às origens não é repetir o mau mas recuperar o bom?
Exasperam-me os espíritos que se limitam a aceitar que o mau nunca poderá ser melhor.

Ghandi defendia que devemos ser a mudança que queremos ver.

Ao sermos mediocres, traímos a própria essência da vida, pois que não é a vida mais que mudança e derrubar barreiras? Da mesma forma que um riacho de água procura a superficie da terra e as raizes de uma planta desbravam rocha em direcção à luz, também o homem ergue o rosto em direcção ao céu. É no infinito que existe a possibilidade, mas é no querer que reside a esperança da viagem.

Saúdo o dia em que ergueremos as nossas taças e brindaremos ao fim da ERA DA MEDIOCRIDADE

Comentários