Kundalini


Kundalini (em sânscrito: कुंडलिनी, Kundaliní) é o alegado poder espiritual primordial ou energia cósmica que jaz adormecida no Múládhára Chakra, o centro de força situado próximo à base da coluna, e aos órgãos genitais. É a energia que transita entre os chakras.

Deriva de uma palavra em sânscrito que significa, literalmente, "enrolada como uma cobra" ou "aquela que tem a forma de uma serpente".

É a energia do Universo em seu aspecto Purna-Shakti, total, como potencial, sendo o Prana-Shakti o aspecto biológico, ou fisico, como calor, eletricidade, etc.

O termo é feminino, deve ser sempre acentuado e com pronúncia longa no í final. Muitos por a considerarem sagrada, grafam o nome com "K" maiúsculo. O símbolo do caduceu é considerado como uma antiga representação simbólica da fisiologia da Kundalini.
Segundo a crença, enquanto está adormecida, assemelha-se a uma chama congelada. O "despertar" da energia divina Shakti Kundalini requer a orientação de um mestre realizado, para que o ativamento e desenvolvimento sejam apropriados e conduzam à meta suprema do Yoga que é a paz interior e a realização divina.

O Kundalini Yoga, originário do Tantra Yoga, é considerado o Yoga da Consciência, conforme ensinamentos transmitidos por Yogi Bhajan.

Treinamos sistematicamente a mente e o corpo para nos capacitarmos a receber e a consciencializar as mais altas frequências energéticas que vêm da Kundalini, a nossa fonte de energia natural. Quando não trabalhamos para fortalecer o sistema nervoso, o corpo e a psique, podem surgir problemas na hora de receber este tipo de vibração energética.

Quando o preparo é apenas mental, sem incluir treino físico, o corpo não sabe como lidar com tanta energia.  Com a preparação adequada, praticamos Kundalini Yoga para evitarmos situações negativas e aprender como se manter em estado positivo.

A Energia Kundalini é a forma mais forte de energia polarizada existente na Terra. É totalmente Yin, de natureza neurológica e sexual. Significa AQUELA QUE TEM A FORMA DA SERPENTE. É o poder espiritual da Grande Mãe Terra cujo propósito é despertar a vibração energética no coração humano para amar incondicionalmente tudo que o existe. A Kundalini eleva-se ao Cosmos, a fonte da energia totalmente Yang, e funde-se com a Consciência Cósmica Universal. A Kundalini encontra-se adormecida no nosso Múládhárá Chacra também conhecido como Chacra Básico ou Raiz (próximo à base da coluna vertebral e dos órgãos genitais), e enquanto permanece neste estado funciona como uma chama que espera para ser despertada...

É tão poderosa que é considerada uma Deusa no hinduismo, a Mãe Divina ou Shaktí Universal.
Esta serpente aguarda que aprendamos a amar de forma integral e incondicional a existência terrestre para poder despertar.

Comentários