Meditação, o caminho para a Terra do Nunca

A meditação é um "conceito" que pode gerar algum conflito. A ideia de estar parada, durante algum espaço de tempo, por mais curto que seja, pode ser um verdadeiro desafio.

Não é fácil encorajar a mente a libertar toda a informação e convidá-la para entrar naquela divisão silenciosa que todos guardamos dentro de nós. É como um quarto, cuja janela nos leva sempre para um sítio diferente, e onde nós temos, de alguma forma, de encontrar o cenário idílico que nos permite isolar a nossa mente para nos podermos unir com o todo...

Isolar para encontrar e unir?!
Bem, não é uma tarefa fácil... mas felizmente existem alguns truques!
Em vez de esvaziar a nossa mente de pensamentos podemos centrar-nos em qualquer coisa: pode ser uma imagem (mental ou não), uma música (que entoamos dentro de nós ou que sai do leitor), uma cor, uma palavra, um som (quem sabe um Mantra! De preferência repetitivo... porque são esses que estimulam a concentração e a introspecção), enfim... a imaginação é o limite.  Tudo é válido desde que consigamos isolar um único pensamento.

Após alguns minutos (que passarão muito rapidamente acreditem!) o pensamento transformar-se-á numa sensação. Será como se estivesse a viajar dentro do universo, a pairar, a flutuar dentro de si e desse mundo infinito que possui no seu interior. E aí sim, terá aberto a janela do quarto e voado em direcção à TERRA DO NUNCA.

Agora vem a parte mais fácil… Só tem de se deixar levar e embrenhar cada vez mais em direcção à última estrela para depois, cortar à direita!

Comentários