As origens do YOGA

O reencarnacionismo e o espiritualismo pertencem a uma outra Filosofia indiana chamada Vêdánta. Várias outras correntes de pensamento indianas também adotam tais conceitos, mas não o Yoga pelo fato de este não possuir teoria especulativa. O Yoga é estritamente técnico. Fique atento: quando alguém se propuser a falar sobre Yoga...


As pessoas confundem Vêdánta com Yoga por falta de informação. Esta confusão é encontrada em muitos livros de Yoga, especialmente quando o autor for adepto do Vêdánta.

Na verdade, o Yoga não tem nem afinidade de origem com o Vêdánta. O Yoga Antigo, tanto o Pré-Clássico quanto o Clássico, era de linha Sámkhya. Ora,  Sámkhya e Vêdánta são filosoficamente opostos entre si, já que o primeiro é naturalista e o segundo, espiritualista. Naturalista é a filosofia que atribui causas naturais a todos os efeitos. Espiritualista é a que atribui causas sobrenaturais.

A afinidade de origem do Yoga com o Sámkhya (e não com o seu oposto, o Vêdánta) encontra respaldo em toda a literatura sobre o assunto.

O próprio Bhagavad  Gítá, que não é literatura de Yoga nem de Sámkhya, associa o Yoga com o Sámkhya, e não com o Vêdánta, ao declarar: “Yoga é poder. Sámkhya, conhecimento. Quem possui Yoga e Sámkhya, nada mais tem a conquistar.” Até o dicionário Aurélio concorda: “ioga é a prática da filosofia Sámkhya.” Excelente definição!

Yoga e Sámkhya, juntos, são denominados sanátane  dwe, que significa “as duas mais antigas” ou “as duas eternas”.


Por: Mestre De Rose - L&PM Editores, 2003.

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