A INDIA
curiosidades

Algo que é extremamente importante para entendermos a cultura indiana é a crença na reencarnação, que para os hinduístas, assim como para muitas outras religiões, é um conceito básico e incontestável.

Na filosofia indiana a vida é um eterno retorno , que gravita em ciclos concêntricos terminando no seu centro, estado esse que é atingido pelos iluminados. Os percalços do caminho não são motivo de raiva, assim como os erros não são uma questão de pecado , mas sim uma questão de imaturidade da alma...

O ciclo completo da vida deve ser percorrido e a posição da pessoa em cada vida é transitória. Essa hierarquia implica em que quanto mais alto se chega na escala maiores são as obrigações.

A roda da vida cobra mais de quem é mais capaz.

Um Brâmane, por exemplo, que é da casta superior, dos filósofos e educadores, tem uma vida dedicada aos estudos e tem obrigações com a sociedade.

As outras castas são: Kshatriya, administradores e soldados, Vaishya , comerciantes e pastores e Sudras , artesãos e trabalhadores braçais.

Antigamente esse sistema de castas era seguido como lei, mas depois que Mahatma Gandhi, o grande personagem da libertação da India, contestou isso em nome dos direitos humanos, hoje na India a mobilidade social já se faz presente.


fonte: http://www.indiaconsulate.org.br/turismo/038.html

Comentários