Mensagens

Dúvida razoável ou Conhecimento

प्रमाणविपर्ययविकल्पनिद्रास्मृतयः॥६॥
Pramāṇaviparyayavikalpanidrāsmṛtayaḥ||6|| Conhecimento correto (pramāṇa), falso conhecimento (viparyaya), conhecimento verbal acerca de algo que não existe (vikalpa), sono (profundo)(nidrā) e lembrança --smṛti-- (smṛtayaḥ)(são as cinco modificações da mente)||6|| Fonte: sanskrit-trikashaivism.com Yôga Sutras / Primeira secção: Sobre a Concentração

Meditações

Conexão, a grande aventura do espírito. Uma viagem espiritual que transforma a mente, enquanto molda o corpo físico. Um percurso que começamos por iniciar de forma quase inconsciente mas que se vai tornando mais claro à medida que nos vamos apercebendo da forma como os nossos pés tocam o chão, como a nossa voz ecoa, como o nosso rosto sente o vento e o calor.

Podemos viver desconectados. Nada o impede. Mas será que estamos realmente a viver? O movimento, se for apenas externo, pode ainda assim activar mudanças interiores. Podemos pois estar Vivos sem que saibamos que O estamos?  As crianças, os animais e as plantas e sim, porque não dizê-lo, os rios, as montanhas e tudo o que é obra da mãe natureza "está "vivo", tem alma. Todos eles estão - correcção - "São" naturalmente conectados. Não precisam de caminhar, limitam-se a "Ser". Ninguém lhes indica o caminho pois eles fazem parte Dele. Eles são o próprio caminho.

Conexão deixa então de ser um mero tr…

Purificação Emocional

Imagem
A prática da Meditação permite e contribui de forma activa e consciente para a nossa purificação emocional. A incorporação de Saucha, a palavra Sânscrita para a prática de limpeza e purificação (tanto física como emocional e energética) no Sádhana de yôga e de meditação revela-se de uma importância extrema. A higiene emocional, a par com a higiene física, permite manter o equilíbrio, a luz e a leveza. 
Um sorriso grato, ao invés de um suspiro triste perante um dia de céu cinzento, é um exemplo simples de tomada de consciência e de controlo sobre as nossas emoções e o nosso dia. Por estar o céu cinzento não temos de ter um dia triste... 
A este mecanismo chamamos de "reprogramação emocional". Uma ferramenta cujo manuseamento pode exigir alguma prática e disciplina mas que com o grau de compromisso certo, connosco próprios, pode tornar um céu aparentemente cinzento num pôr do sol de mil cores.   
Temos o poder de transformar as nossas emoções e isso confere-nos o poder de mudar o…

O Poder do Mantra

Imagem
Sempre cantei para o meu filho e sempre vocalizei Mantra especialmente para ele, desde a barriga, desde que ele era apenas um pequeno "feijãozinho". O calor da voz da Mãe embala, a música alimenta a alma e o Mantra eleva, protege e ilumina. 
Existe Mantra na palavra falada, pensada e sentida. Existe Mantra quando existe sentido, emoção, um canal que nos liga ao grande Oceano da Saberia, à Luz e ao Amor incondicional. É por isso que o Mantra protege, cura e potencia. Mantra não é a apenas a palavra que reverencia. Mantra é Poder.
Vocalizar Mantra é como andar de baloiço com os pés descalços e o cabelo ao vento. Vocalizar Mantra é como correr na relva ou na areia, é como mergulhar no mar! Rejuvenesce, tranquiliza e torna-nos leves. Conecta-nos com o que existe de mais puro e original. 
As crianças são o que de mais puro existe. Não há mais delicioso Mantra que as suas gargalhadas e não há Mantra mais Poderoso que a palavra filho(a). 
"A literatura védica antiga da Índia recon…

Entrega e Conexão

Sinais. Sempre acreditei em sinais. Em sinais de mudança, em sinais subtis, naquela sensação no nosso estômago que nos diz para recuar ou para não avançar de imediato... É o chamado "feeling", a intuição, o "grilo falante". É a nossa consciência mais profunda que é feita de conhecimentos e de uma sabedoria que não é nossa mas que faz parte de nós, simplesmente porque fazemos parte dela.  

Quando a nossa mente está turva e trémula e subjugada à ondulação incerta das nossas emoções, torna-se mais difícil vislumbrar estes sinais. Fecho os olhos e inspiro lenta e profundamente. Tento domesticar os meus pensamentos, aceitar o que sinto, dar as mãos ao Universo e conectar-me com o meu Eu e com o Cosmos.
Abraço e deixo-me abraçar nos longos braços no Universo. Encosto a cabeça no ombro amigo do destino e deixo-me levar, como num sonho acordado. 
Entrego tudo, não combato nada. Os sinais acabam por se silenciar e tudo acontece ou se desvanece de forma natural.

Om Mani Padme Hum

Imagem
Om mani padme humsignifica "da lama nasce a flor de lótus" e é um dos principais mantras do budismo tibetano. É conhecido como o mantra "da compaixão" e a sua ineficácia é indiscutível.

Muito utilizado em sessões de yôga (apesar de budista as suas raízes levam-nos à índia) e de Reiki, este mantra trás naturalmente uma sensação alegre de tranquilidade e paz interior que nos eleva o espírito e desenha um sorriso nos nossos sábios (e corações). 

Para quem quiser saber um pouco mais sobre os seus efeitos mais subtis e profundos partilho aqui os ensiamentos do 14º Dalai Lama (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Om_mani_padme_hum) 
"É muito bom recitar o mantra Om Mani Padme Hum, mas, enquanto se recita, deve-se pensar nos significados, pois os significados das seis sílabas são muitos e vastos." "'Om' simboliza o corpo, a fala e o discurso impuros do indivíduo; ao mesmo tempo ele simboliza a pureza do corpo, da fala e da mente do Buda." "As p…

(Re)Partilho - Trapézio sem rede

Hoje optei por (re)partilhar um post de Fevereiro passado.
É engraçado... Sempre que me leio é como se outra pessoa tivesse escrito e, por vezes, quando dou por mim, encontro em mim mesma as palavras que julgava perdidas.

Namastê _/\_

Medito sobre a chávena de chá. Os Media infestam-nos com más notícias e a perspectiva a médio/longo prazo é simplesmente cruel. Mil e uma questões pairam na minha cabeça e não consigo evitar sentir-me quase cansada de mais. 
A realidade é que coloquei grande parte da minha vida em stand by. Tentei o plano idílico: crescer, estudar, arranjar um emprego e formar uma família. Fiz tudo "by the book" e a resposta que tive a este comportamento foi que era melhor começar a pensar "outside the box", rasgar o livro, erguer a cabeça e seguir em frente. Dei por mim a questionar a incompatibilidade de tudo: hoje em dia se nos queremos dedicar a um trabalho não nos podemos dedicar à família e vice-versa; se nos queremos dedicar a um hobby é porque emo…

6:00

Eram estas as horas quando olhei esta manhã para o telefone. Já não conseguia dormir há algum tempo. Pela minha cabeça circulavam mil ideias: formações, workshops, aulas online, novos posts...
Foi então que aquela vozinha dentro da minha cabeça me disse para eu aproveitar. Eram 6h e eu estava acordada, sem conseguir dormir. Não era uma maçada era, na verdade, uma oportunidade. 
Desci até à sala, acendi duas velas e queimei incenso. Aquele ritual triangular ao qual eu nunca resisto quando se trata de tirar um momento para mim.
*** "As 108 escrituras de yôga, chamadas de Kundalini Upanishads, referem que devem ser praticadas pelo menos duas horas e meia de sadhana antes do sol nascer. Esta duração é determinada pela lei do karma: tudo o que der receberá de volta dez vezes mais. Então se dedicar um décimo de cada dia para a sua consciência mais elevada, o seu dia inteiro ficará coberto pela energia que retorna naturalmente a si próprio." ***
Eu não tinha duas horas e meia mas desfr…
Imagem
 ÍSHVARA PRANIDHANA




De volta ao meu DharmaLuna, o meu oceano primordial (quase) privado, começarei por me debruçar sobre o conceito de "auto-entrega". Pareceu-me ser o mais adequado. Afinal de contas, acredito profundamente que o meu dharma (percurso ético) se baseia, acima de tudo, neste processo. 

Gostaria de deixar aqui uma proposta. Não é um desafio, é apenas uma sugestão. Hoje, só por hoje, fechem os olhos e mergulhem do alto dessa linda cascata que guardam bem no fundo da vossa alma. 

Deixo-vos aqora com alguns excertos de um texto de Simão Monteiro Fonte: http://www.yoga.pro.br/artigos/770/3046/Ishvara-pranidhana-a-entrega-a-vida
"Íshvara pranidhana aparece no Yoga Sutra de Patañjali como sendo um dos cinco niyamas que, por sua vez, constituem um dos oitos angas (partes) do Ashtanga Yoga codificado pelo sábio. Esses oito angas são: yama, niyama, ásana, pranayama, pratyahara, dharana, dhyana e samadhi. Os cinco yamas e cinco niyamas são a ética do Yoga, os pilares onde…
Imagem
Não me canso de ser FELIZ


Hoje estou assim #émelhorseralegrequesertriste

Hoje estou assim
#émelhorseralegrequesertriste
Samba da Benção Por Bebel Gilberto

É melhor ser alegre
Que ser triste
Alegria é a melhor
Coisa que existe
É assim como a luz
No coração... Mas prá fazer um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
É preciso um bocado de tristeza
Senão não se faz um samba
Não!... Fazer samba não é
Contar piada
E quem faz samba assim
Não é de nada
O bom samba é uma forma
De oração... Porque o samba é a tristeza
Que balança
E a tristeza tem sempre
Uma esperança
A tristeza tem sempre
Uma esperança
De um dia não ser mais triste
Não!... Põe um pouco de amor
Numa cadência
E vai ver que ninguém
No mundo vence
A beleza que tem um samba
Não!... Porque o samba nasceu
Lá na Bahia
E se hoje ele é branco
Na poesia
Se hoje ele é branco
Na poesia
Ele é negro demais
No coração... É melhor ser alegre
Que ser triste
Alegria é a melhor
Coisa que existe
É assim como a luz
No coração... Põe um pouco de amor
Numa cadência
E vai ver que ninguém
No mundo vence
A beleza que tem um samba
Não!... Porque o samba nasceu
Lá na Bahia

"Se eu não gostar de mim quem gostará?"

Imagem
"Se eu não gostar de mim quem gostará?"
Eis uma das frases mais emblemáticas da publicidade em Portugal (dirigida a mulheres)! O nosso corpo pode, sem a menor das dúvidas, constituir uma das maiores barreiras e desafios (emocionais?!) com que temos de lidar todos os dias. Quem me conhece sabe que durante muito tempo a visão que eu tinha do meu corpo me aprisionou e limitou. 
O Yôga ensinou-me algo que mudou para todo o sempre a minha vida, quem eu sou e a forma como me vejo. O Yôga ensinou-me o verdadeiro significado de "respeito". O respeito que queremos ter da parte dos demais começa em nós próprios, a forma como o resto do mundo nos vê, depende inteiramente da forma como nós nos vemos. Basear a crença no nosso próprio potencial sem este exercício de "amor-próprio" e de "auto-conhecimento" pode ser muito pouco saudável. 
Não me refiro, claro está, a egocentrismo. Não, de todo... Refiro-me a um amor puro, louco e incondicional pelo ser único q…

Equinónio de Primavera - O tão esperado despertar

Imagem
Equinónio de Primavera - O tão esperado despertar
Todas as Primaveras são fases claras de transição. Tudo muda. O sol brilha mais forte, as flores desabrocham numa paleta de mil cores, os pássaros cantam contentes. Não é apenas a temperatura do ar que se adivinha mais quente, a nossa alma deixa-se pintar, brilha e transborda de energia e vitalidade. A Primavera está para os apaixonados, como o "sal está para a comida" (referência ao conto "O Rei e o Sal" que a minha avó me costumava contar) e não me refiro apenas aos enamorados. Refiro-me aos apaixonados pela vida, pela natureza, pela beleza pura, pela essência das coisas mais simples e mais verdadeiras.


(Re)Conectar

Imagem
Já não é segredo para ninguém que após um longo intervalo sem me conseguir dedicar ao blog, faço sempre questão de voltar "em força". Depois de quase 7 meses em modo pré-mamã a inspiração parece finalmente ter regressado! 
Com a inspiração parece ter voltado também a vontade de submergir novamente na prática do Yôga. As saudades são imensas mas, de alguma forma, ainda não estava preparada nem física nem emocionalmente, mas ontem à noite DING!DING!DING!!!! Embalada pelo ritmo do tambor de Shiva Nataraja vou iniciar um novo ciclo:
"From Mommy to Yummy"
Basicamente, é um plano de seis meses cujo objetivo é "(Re)conectar com o inconsciente colectivo". Ao longo desse período irei relatar aqui no blog o meu percurso e a evolução da minha renovada vivência do sádhana (pós-maternidade). Meta: ficar linda e maravilhosa!!!! 

As mulheres da minha vida

Imagem
Tenho muitas e imensas mulheres absolutamente espantosas na minha vida. São seres maravilhosos, com espíritos extraordinários, corajosos e destemidos... São os meus exemplos e as minhas musas.
Sou uma sortuda porque a lista destas mulheres é tão longa que poderia passar o dia todo a escrever nomes. 
Vivo rodeada de seres sublimes.
Nunca poderia deixar de mencionar as minhas três heroínas, as minhas duas mães e a minha irmã: a minha Baixinha, a minha Vózinha e a minha Patita. Não existem muitas palavras que sejam capazes de as descrever. Elas são demasiado magníficas.
Para além da sorte devo ter também um gosto muito requintado. Não só tenho uma lista de primas, tias, irmãs "emprestadas" e afins maravilhosas, como tenho definitivamente as amigas mais espantosas. 
Todas elas são Deusas, Shaktis poderosas. 
Sempre que alguém enumera ou destaca algo de bom em mim eu poderia dizer exatamente qual delas me inspira a ser ou a agir dessa determinada maneira. Elas inspiram-me e fazem-me qu…

Mamã Zen

Imagem
As semanas vão passando e o sonho começa rapidamente a tornar-se em realidade. Expectativas e exigências? Muitas... E todas elas caem sobre mim mesma.

Mamã Zen... Querer ser, é uma coisa! Conseguir ser, é outra completamente diferente! Na minha perspectiva uma mamã zen é basicamente, uma super mulher. Ela é calma, descontraída, divertida, com sentido de humor, prática... mas ao mesmo tempo é super-intuitiva, assertiva, pragmática, multitasking, etc.
 Enfim, uma canseira!!! Sem pressões portanto...  Venha ele! ;)
 Basicamente, estou a ficar ansiosa.  Já só consigo imaginar em como será fazer tudo o que fazemos mas a três. Já só consigo imaginar nas coisas que iremos passar a fazer.
De repente os passeios no parque, os piqueniques, as bicicletas, a praia, os jogos e as bolas, não me saem da cabeça. Sim, vou ter um rapaz... Sempre tive a certeza que o primeiro (sim, o primeiro...) ia ser um rapaz. Acho que para essa parte estou completamente programada. O resto vai-se descobrindo... quero saborea…

Feliz Dia dos Gulosos ;)

Imagem
O Amor, com "A" maiúsculo, é para os gulosos. Para os gulosos de sonhos, de aventura, de emoção e de afecto. É para aqueles que sabem que por debaixo de uma cobertura doce mas artesanal, se esconde um recheio único e delicioso.
O Amor, com "A" maiúsculo, é também para os corajosos. Para os corajosos que não têm medo de provar a doçura da paixão e arriscam deparar-se  com alguns pedacinhos de agridoce.
Este ano já somos três* e nunca foi tão doce.
Feliz Dia dos Gulosos ;)

* Na verdade somos 6, que uma casa só é um lar, quando devidamente partilhada,  e os nossos "Fifis" fazem sempre parte da equação. 

Let's Tango!

Imagem
Ontem li algures um artigo que falava sobre a forma como a rotina e mais especificamente a vida doméstica, arruinavam a vida de um casal, depois de terem filhos. Dei por mim a questionar-me se seremos todos assim tão incapazes de gerir e equilibrar os dois lados da balança.
O artigo era bastante agressivo e o autor fez questão de incluir alguns diálogos fictícios (ou não) entre um casal. Confesso que me pareceu consideravelmente exagerado contudo, não pude deixar de meditar sobre aquelas palavras e sobretudo sobre os gestos que se diziam envolvidos nessa dança que é o "desencontro".
Costumo pensar no "desencontro" como aquela ocasião em que dois indivíduos, completamente exacerbados pelo stress e pelo cansaço, parecem deixar de conseguir pensar e agir com clareza. A agressividade e as inseguranças normalmente ficam à flor da pele. São proferidas palavras e tomadas posições e atitudes próprias de crianças de 3 anos, deitadas no chão de um supermercado, a espernear por…

A cegonha vem aí!

Imagem
Hoje marquei a ecografia do terceiro trimestre. Claro que não consegui evitar pensar que já falta muito pouco tempo para poder pegar no meu Lucas ao colo e o cobrir de beijos. Nisto, a minha mente divagou um pouco e levou-me para um clássico da minha infância - "Dumbo". 
As cegonhas sempre me fascinaram. Adorava observar os ninhos quando íamos de férias, a caminho do Algarve. O início deste filme é maravilhoso e uma verdadeira ode a estas amiguinhas. Não resisti a partilhar!
É quase tão mágico como a versão real ;)

Volta Verão, estás perdoado!!!

Imagem
Adoro o som da chuva a bater na janela, o som da lenha a crepitar na lareira, o perfume da terra molhada e a doçura do aconchego da casa. Sim, sou uma daquelas pessoas que gosta do Inverno. Contudo, nos últimos dias, tenho dado por mim a suspirar pela visita do Deus do Sol. Adoro o Inverno, sim! Mas sou apaixonada pela Primavera e ainda mais pelo Verão.
Adoro calor... muito calor!!! Vibro com aqueles dias em que se apanha um escaldão só de atravessar a estrada! Não existe melhor sensação do que a leveza que o sol trás ao nosso espírito e corpo. Os dias são mais longos mas também mais fáceis. As horas podiam demorar dias que haveria sempre alguma coisa extraordinária para fazer.
E o perfume? Ai o perfume das árvores, das flores, da relva e da pura alegria de viver.
Tudo é especial. Um simples passeio, ir tomar um café, um mergulho no mar, as refeições... As refeições e (sublinhe-se) os petiscos de verão são os melhores. Gelados, marisco, bolas de berlim... 
Felizmente nesta altura já não es…